pele oleosa

Quem tem pele oleosa costuma ter muitas dúvidas sobre os cuidados que precisa ter para que a pele fique sempre bonita, saudável e com a oleosidade controlada. E as dúvidas aumentam quando o assunto é maquiagem!

Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar sobre os principais cuidados necessários para quem tem pele oleosa — como fazer a limpeza, se é necessário hidratar e, até mesmo, o que é essencial na hora de se maquiar! Vamos lá?


Os principais cuidados com a limpeza da pele oleosa

Independentemente do seu tipo de pele – oleosa, seca ou normal – é sempre importante fazer corretamente a sua higiene. O acúmulo de sujeira, de gorduras e de secreções corporais, quando em contato com a superfície da pele, pode ocasionar excesso de oleosidade – e, em casos extremos, até mesmo a entrada de agentes infecciosos. Ou seja, é de extrema importância que esse cuidado seja diário!

A dica é sempre se preocupar em adquirir produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele, como sabonetes que consigam combinar o combate à oleosidade e os agentes que causam a acne, através do efeito antibacteriano e da limpeza profunda.

Outros limpadores secundários, como tônicos adstringentes, também complementam a higiene da pele – evitando o acúmulo de sujeira e auxiliando na remoção da acne. Uma vez por semana, também é importante fazer a esfoliação da pele para retirar as células mortas e o excesso de oleosidade que o sabonete não alcança.

pele oleosa

A importância de hidratar a pele oleosa

Mesmo a pele oleosa, com sua característica ímpar do excesso de gordura, precisa de hidratação diária. Para isso, o hidratante pode ser um anti-idade, ou qualquer outro que apresente características que atenuem a oleosidade da pele – ou seja, que sejam específicos para a sua necessidade.

A proteção solar como parte da rotina

Quem tem a pele oleosa costuma ter receio de aplicar qualquer produto e, com isso, corre o risco de não tomar os cuidados necessários – como, por exemplo, a proteção contra os raios solares.

Existem produtos hidratantes que já apresentam algum fator de proteção contra a incidência dos raios UV e UVB — mas, caso o seu hidratante não tenha essa característica, invista em produto separado que. É importante escolher um que seja ideal para o seu tipo de pele e, de preferência, que seja recomendado pelo seu dermatologista!

Alguns cuidados essenciais para a hora da maquiagem

A maquiagem é um dos pontos mais críticos, pois muitas pessoas acreditam que não podem usá-la diariamente quando têm pele oleosa. Entretanto, a não ser que a pele tenha adquirido algum tipo de dermatose — e, nesse caso, você deve procurar o auxílio de um dermatologista -, a maquiagem está liberada também para a pele oleosa.

Lembramos, porém, que antes de fazer a aplicação da base, das sombras e dos demais itens de maquiagem, sua pele deve ter passado pelos processos de limpeza, hidratação e de proteção solar – sobretudo se você está se maquiando para o dia e irá remover a maquiagem só à noite.

Feita a limpeza completa, aplique o primer – nunca saia de casa sem ele! A base precisa ser, preferencialmente, de toque seco. Opte pelas versões em que o pó é solto, sobretudo no dia a dia – e, durante o dia, leve com você alguns lenços removedores de oleosidade, para usar quando sentir que ela está aumentando muito.

Tirar a maquiagem é obrigatório para todo os tipos de pele – mas, para a oleosa, é ainda mais essencial! Lembre-se de que a ideia é não deixar os resíduos acumularem na pele – e a maquiagem faz, definitivamente, parte desse grupo.

Há quem não se dê bem com demaquilantes a base de óleo, mas eles são ótimos também para a pele oleosa. De qualquer forma, se preferir, você pode usar um óleo para a área dos olhos, e deixar o leite demaquilante para as demais áreas do rosto e do pescoço.

Achou interessante? Confira também os benefícios da Vitamina C para o Rosto onde mostramos dicas e cuidados que farão a diferença para a beleza da sua pele!

4 Cuidados Essenciais para quem tem Pele Oleosa


Gostou das nossas dicas de cuidados e beleza com a pele oleosa? Quer mais posts como esse? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todo o nosso conteúdo!

Escrito por Blog Ligia Kogos

    1 comentário

  1. Patricia Monteiro da Cruz 20 de setembro de 2016 at 10:51 Responder

    Bom dia eu sou morena e tenho mancha no rosto de sol gostaria de saber os nomes de produtos para tirar ou clarear as manchas no rosto, e protetor solar qual o fator adequado pra usar, obrigada

Envie um comentário