ácido glicólico

O ácido glicólico e outros ácidos despertam muitas dúvidas e também o interesse de milhares de consumidores buscando os melhores tratamentos cosméticos de beleza. Geralmente ácidos são ativos em destaque em produtos cosméticos, mas o ácido glicólico, em especial, é um dos mais “mágicos” e você está breve a descobrir porquê.

Se você ainda não usou, quando experimentar um produto cosmético contendo o famoso ácido glicólico, saberá logo a diferença. A sensação ao aplicar na pele já é sutilmente estimulante, com um leve “pinicar” característico, que já prenuncia sua rápida e profunda penetração e incomparável eficiência.

Difícil é depois voltar a cremes que demoram a fazer efeito, pois uma das vantagens do ácido glicólico é a rapidez de seus resultados.

O que é o ácido glicólico?

Ácido glicólico (ou ácido hidroxiacético) é o menor alfa-hidroxiácido (AHA). É um sólido cristalino incolor, inodoro e higroscópico, sendo altamente solúvel em água. É utilizado em muitos produtos para cuidados com a pele. O ácido glicólico é encontrado em algumas plantas açucareiras.

Quais os benefícios do ácido glicólico para a pele?

Este alfa-hidroxiácido (AHA) refina a textura da pele, tornando-a viçosa, lisa, saudável e brilhante. Removendo as camadas de células mortas, elimina o aspecto cansado e opaco, sensação áspera ao toque. Favorece a organização das células, formação de novas células frescas e a manutenção do teor de água entre os tecidos cutâneos. Toda a pele seca, dura e áspera vai dando lugar a uma nova pele: macia e rosada, cheia de vida, frescor e luminosidade.

acido glicolico

Age desobstruindo poros dilatados, limpando cravos pretos, varrendo as verdadeiras “rolhas” de células mortas, queratina e secreções que se formam nos pequeninos orifícios de nossa pele resultando em textura homogênea e refinada, levando embora cravos e espinhas.

O ácido glicólico clareia manchas, esfoliando imperceptivelmente as camadas ressecadas e manchadas mais externas, uniformizando a coloração, clareando zonas escuras e irregulares.

Aumenta a firmeza, já que a produção de fibras de colágeno e elastina é estimulada nas camadas mais fundas da derme. O colágeno é responsável pelo aspecto cheio e jovem da pele, retém a água intercelular, mantendo o grau de hidratação da cútis. A elastina permite que nossa pele seja flexível, elástica, voltando perfeitamente à posição após as expressões faciais, sem deixar rugas. Com a perda e desorganização destas fibras que ocorre natural e progressivamente após os 28 anos de idade, ficamos mais vulneráveis às rugas e flacidez. Por isso os estimuladores como o ácido glicólico são bem-vindos.

A hidratação da pele é potencializada pela síntese dos chamados glycosaminoglycans na derme, que o ácido glicólico promove. O mais conhecido deles é o ácido hialurônico. A ligação dos glycans com as moléculas de água ajuda a “preencher” as rugas e expande a pele emurchecida e desvitalizada.

Cicatrizes, marcas e imperfeições são reduzidas pelo discreto e contínuo nivelamento da superfície e amento da densidade da camada profunda, com colágeno.

O ácido glicólico melhora pelos encravadas em pernas, virilha e barda, descompactando as camadas externas e permitindo a liberação de pelos presos nas células mortas. Amacia a pele seca e dura os pés, cotovelos e joelhos, removendo calosidades e rachaduras, além de combater o engrossamento e descolamento das unhas e cutículas. Resgata a maciez e suavidade da pele das mãos,  constantemente agredidas pelo sol, pelos produtos químicos e por traumas cotidianos, refinando a camada córnea mais externa e permitindo a maior penetração de elementos hidratantes.

Contraindicações

Seu uso é permitido nas gestantes, já que o ácido glicólico está presente na cana de açúcar, uvas e morangos!

Cuidados na aplicação

Por suas características, na maioria das concentrações usadas em cosméticos, não exige proteção solar rígida como outros ácidos.

Com tantas qualidades compreendemos porque se faz tantas “mágicas” com o ácido glicólico, este significativo avanço na ciência cosmética!

Se quiser conhecer mais ativos com benefícios incríveis para sua pele, leia Colágeno: chave para a beleza e aparência jovem e Vitamina C para o rosto, onde mostramos as características e funções desses ativos.


Para mais dicas e temas interessantes como este, curta nossa Página no Facebook e fique por dentro das novidades do mundo da saúde e beleza!

Escrito por Blog Ligia Kogos

Envie um comentário