como acabar com as olheiras

As olheiras são conhecidas por uma coloração escura em torno dos olhos e que podem se acompanhar por um inchaço e depósito de gordura nas pálpebras inferiores, que aparecem como “bolsas” sob os olhos. O termo usual, que escutamos na rua é “como tirar olheiras” ao invés de “como acabar com as olheiras”, mas independentemente de qual expressão usar, ainda permanecemos na dúvida: como acabar com as olheiras?

Causa das Olheiras

O aparecimento das olheiras ocorre devido à visualização do conjunto de vasos que transporta o sangue venoso (o sangue de coloração mais escura, que está voltando do organismo todo e está necessitando de ser reoxigenado nos pulmões, sendo por isso, um sangue de coloração mais escura) através da pele mais fina e transparente.

Sem dúvida, o fator genético é uma das principais causas das olheiras. Geralmente descendentes de árabes, libaneses e mediterrâneos (espanhóis, portugueses e italianos do sul) tem grande propensão. Filhos de pais com olheiras muitas vezes herdam o mesmo tipo físico, especialmente as famílias de alérgicos e ainda mulheres de pele amarelada, com olhos verdes costumam ostentar olheiras com frequência.

As olheiras podem se acentuar em diversas situações:

  1. Acúmulo de toxinas não eliminadas: noites mau dormidas, cansaço, estresse, fumo, dieta muito rica em proteínas (carnes) e com poucos vegetais “limpadores” do organismo;
  2. Vasoconstricção (vasos sanguíneos mais estreitados): fumo, clima frio, alergias;
  3. Diminuição da oxigenação do sangue: anemia (por diminuição de hemoglobina e glóbulos vermelhos), doenças pulmonares, ambientes muito poluídos, vida muito sedentária;
  4. Dietas ricas em sal, favorecendo o edema (inchaço);
  5. Dormir de bruços piora o edema e as bolsas sob os olhos;
  6. Fases peculiares do ciclo hormonal: fase pré-menstrual nas mulheres, onde a vasoconstricção determinada pelos hormônios tem papel preponderante. (Confira aqui o artigo sobre Os Sintomas da TPM e a Beleza);
  7. Doenças que debilitam (levam a anemias, deficiências de respiração, aumento de toxinas, uso de medicamentos mais fortes) como câncer, tuberculose, desnutrição, anemias mais graves, etc.

Como “Tirar Olheiras” ou como acabar com as olheiras

Tudo que promova vasodilatação pode ajudar a diminuir as olheiras:

  1. Melhor oxigenação do sangue;
  2. Melhor drenagem dos líquidos do organismo;
  3. Diminuição das toxinas.

Curiosidade: No verão, há uma aparente melhora das olheiras, pois o calor causa vasodilatação, a pele fica mais rosada e com isso as olheiras fazem menos contraste, do que a pele pálida do inverno.

Como Acabar com as Olheiras?

Existe algum creme para olheiras?

Sim, dermatologistas tratam olheiras já há algum tempo utilizando Séruns de Vitamina C, géis ou cremes para olheiras à base de Ácido Glicólico, Cafeína, Glycans e tensores de superfície como Liftline e Tensine.

vitamina-c-banner

Tratamento para Olheiras em Clínicas

Peelings de ácido glicólico, retinoico e ATA, também têm se mostrado úteis. Lasers e equipamentos de luz pulsada combinados, inicialmente o Quantum e mais modernamente o Starlux 1540 e o Starlux G, trouxeram mais resultados. Estas máquinas emitem descargas de luz que são capazes de minuir sensivelmente a coloração castanho arroxeada, agindo na rede de vasos que se encontra abaixo da pele, assim como na pigmentação que se localiza nas camadas mais superficiais. Além disso, conferem maior firmeza à delicada pele da região, fazendo com que se torne bem mais firme e rejuvenescida, graças à grande produção de colágeno obtida.

Mas, o melhor resultado surgido no último ano são as aplicações de ácido hialurônico. Por meio de dois pequenos orifícios feitos com agulha, é injetado profundamente este material altamente moldável que elimina a coloração escura, ao mesmo tempo que nivela e homogeneíza qualquer “degrau” ou ondulação que exista nessa região, em contraste com a região das bochechas. Com uma única aplicação feita de modo simples, na maioria dos casos já se obtém ótimos resultados.

Como “Tirar Olheiras” no Dia-a-dia?

Como orientação geral, algumas medidas simples podem ser úteis para ajudar a acabar com as olheiras:

  • Dormir em posição reta (como a Bela Adormecida);
  • Abolir o fumo (isso é importantíssimo!);
  • Evitar longa permanência em locais fechados e esfumaçados;
  • Aumentar a quantidade de vegetais na dieta;
  • Reduzir massas, carnes gordurosas, alimentos artificiais, comida muito salgada;
  • Aumentar a atividade física, de preferência em espaços abertos;
  • Procurar dormir 8 horas diárias.

Quando se quer estar bonita e dormiu pouco, 4 truques de última hora podem amenizar as olheiras.

  1. Lavar o rosto, massageando com água quente (promove vasodilatação), assim como saunas e banhos quentes;
  2. Compressas mornas/quentes que igualmente provocam a dilatação dos vasos;
  3. Simples massagens com cremes hidratantes lubrificantes (estimulando a circulação e vasodilatação. diminuindo as bolsas, já que se faz uma “drenagem linfática” da região) isso é especialmente útil pela manhã, ao acordar com os olhos inchados, olheiras, rosto marcado pelo travesseiro;
  4. Fazer 5 minutos de algum exercícios aeróbico: pular corda, correr, movimentar-se rapidamente, dançar.

Curiosidade: camomila ou pepinos não tem ação muito significativa, apesar de suas leves propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes. O descanso deitada enquanto faz a compressa, é provavelmente o fator mais atuante.

Como Disfarçar as Olheiras?

Aprenda a disfarçar usando corretivo bastão bem seco e fixe-o com um pouco de pó facial aplicado com esponja de espuma. Corretivo é indispensável para as mulheres que se afligem com as olheiras, leve até para uma ilha deserta…

Gostou? Então leia também nosso artigo Vitamina C para o Rosto, onde falamos os benefícios que a Vitamina C proporciona para a sua beleza, oferecendo firmeza e jovialidade!

Como Acabar com as Olheiras


Se você achou este assunto interessante, não deixe de seguir nossa fanpage no Facebook que traz dicas de saúde e beleza diariamente.

Escrito por Blog Ligia Kogos

Envie um comentário