manchas da pele

Com nosso clima tropical, as manchas são frequentes e representam uma grande preocupação para muitos. Manchas escuras, castanhas, difusas na face, afligem especialmente as mulheres, já que seus hormônios as tornam mais vulneráveis. Diante desse fato restam as perguntas: quais as causas, como prevenir e como tirar manchas do rosto?

A Pele Brasileira e as Manchas no Rosto e no Corpo

A pele morena da brasileira, rica em melanina, bronzeia-se com facilidade, mas, por outro lado, sensibiliza-se muito ao sol, hormônios, pílulas anticoncepcionais, traumas e inflamações e, por isso, ocorrem essas manchas chamadas Melasma, nas maçãs, testa, região do buço, que aparecem como zonas escuras indefinidas que escurecem após qualquer fim de semana ao ar livre.

As Principais Causas de Manchas no Rosto

Em peles mais claras, as sardas (manchinhas pequenas e arredondadas) são sinal de que a pele foi exposta à radiação solar e está se defendendo, com essas pequenas e salpicadas áreas de aumento de melanina. O sol é o grande desencadeador, mesmo na cidade, sem que seja preciso estar na praia ou na piscina.

Os hormônios podem desempenhar importante papel nas mulheres, como agravantes de manchas no rosto, como ocorre na gravidez e em quem toma pílulas anticoncepcionais, tem implante hormonal, DIU com hormônio ou faz reposição.

A passagem do tempo, simplesmente a chegada da maturidade, pode fazer com que se tenha mais pintas e manchas localizadas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de “filtrar” as células defeituosas, a pele perde parte da capacidade de se defender do sol, além do fato da radiação ser cumulativa, ter sido guardada na memória da célula durante as décadas passadas. Assim, surgem as manchas castanhas ou avermelhadas ásperas (queratoses), que devem ser removidas.

Inflamações de qualquer tipo também deixam manchas no rosto, ou na pele em geral, a princípio cor de vinho, rosadas, mas que depois podem se tornar castanhas, particularmente nas pessoas de pele morena ou dourada. É assim que surgem manchas após espinhas, picadas de inseto, queimaduras leves, arranhões, depilação com cera ou linha.

As Soluções: Como Tirar as Manchas do Rosto?

Confira a seguir os 8 tratamentos para manchas mais utilizados pelos dermatologistas:

  1. Filtro Solar: Qualquer tratamento para manchas no rosto ou no corpo exige o uso de filtro solar diário. O FPS recomendado é pelo menos 15, ou mais alto. Para praia, piscinas e esportes, recomenda-se filtros à prova d’água com FPS 30 ou maior.
  2. Ácido Retinóico ou Hidroquinona: Formulas feitas com estes dois componentes são clássicas, de ótimos resultados. A concentração de cada um dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha, fatores individuais que são analisados pelo dermatologista em cada caso. Provocam descamação e deixam a pele levemente rosada.
  3. Vitamina C: Cremes e séruns contendo esse poderoso anti-radical livre conferem resistência da pele ao dano solar. A vitamina C para o rosto clareia e refina, revertendo parte do desgaste ambiental e cronológico. Podem ser aplicados a qualquer hora, isoladamente ou junto com hidratantes e nutritivos. vitamina-c-banner
  4. Corticoides: Usados em conjunto com outros clareadores nas formulações dermatológicas, muito eficiente na eliminação dos melasmas.
  5. Microcauterização: Um dos métodos mais eficientes e simples para tratar sardas escuras e claras, melanoses (manchas localizadas), queratoses actínicas, pintas superficiais. Uma ponta finíssima e quente de um aparelho (eletrocautério) é aplicada em cima de cada lesão. A carga elétrica causa destruição da mancha indesejada.
  6. Neve Carbônica: Ideal para louras e ruivas, peles claras, é simples e quase indolor. A ponta congelada de um aparelho congelado é aplicada sobre as lesões que são destruídas pelo frio intenso
  7. Peelings: De acordo com o tipo de manchas, mais leves ou mais profundas, podem ser usados diversos tipos de peelings, como os de Ácido Retinóico, ou Resorcina, ATA (ácido tricloroacético), Ácido Glicólico, o clássico peeling de Jessner.
  8. Luz Intensa Pulsada: Usada para resolver rapidamente as sardas e melanoses.

Dessa forma, é possível apagar as temidas manchas no rosto e no restante do corpo e olhar-se no espelho com confiança e satisfação. E lembre-se, para que não voltem, é preciso nunca descuidar dos protetores solares, das viseiras e chapéus, evitar traumatismos e cuidar bem da saúde geral, caso contrário, de nada adiantaria tirar manchas do rosto ou do corpo em geral.


Gostou dessa matéria? Dicas como essas também estão disponíveis em nossa página no Facebook! Curta nossa página e confira nossas novidades toda semana!

Escrito por Blog Ligia Kogos

Envie um comentário