cuidados-com-a-pele-oleosa

Quem tem pele oleosa sabe que ela requer uma atenção especial. É aquele rosto que está sempre precisando de um lenço de papel, uma lavadinha para refrescar ou um retoque de pó compacto, já que a maquiagem não se fixa com facilidade. Então, como limpar a pele oleosa? Vamos mostrar em 4 passos tudo sobre os cuidados com a pele oleosa.

Muitas pessoas não tem vontade de tomar providências, já que cremes podem acabar piorando a sensação de oleosidade e de brilho excessivo. Contudo, temos uma boa notícia: é possível tratar a pele oleosa deixando-a linda, refinada, lisinha e com os poros fechados. E tudo isso de forma simples e confortável!

1° passo: Limpeza de Pele Oleosa com Sabonete

É preciso limpar bem a pele de manhã e à noite para eliminar o aspecto abatido, bolinhas, espinhas e resquícios de poluição, como pra fechar os poros.

Lave o rosto com um sabonete líquido facial especial para pele oleosa. Esqueça os sabonetes fraquinhos, neutros, suaves, hidratantes, para pele de bebê, estes não foram feitos para seu tipo de pele. Você precisa mesmo de um sabonete forte e eficiente que limpe em profundidade, que contenham ativos específicos para seu tipo de pele.

A mais poderosa substância para combater a oleosidade é a piroctone-olamina, que inibe a produção excessiva de secreção pelas glândulas sebáceas. Outra potencial aliado da sua pele é o extrato de laranja, um adstringente natural que ajuda a desentupir os poros e renovar a pele.

Limpeza de pele diurna x Limpeza de pele noturna

À noite, a diferença na limpeza de pele se dá por uma fase anterior a da limpeza com sabonete, uma pré-limpeza, se podemos assim chamar: a remoção de toda a maquiagem.

Para a limpeza noturna, use demaquilantes em leite ou óleo adequados para retirar a difícil maquiagem dos olhos. Repare que para a região dos olhos, o demaquilante pode ser em base óleo desde que sejam óleo refinadas que não vão atrapalhar seus cuidados com a pele oleosa.

2° passo: Limpeza da Pele Oleosa com Adstringente

Agora, neste 2° passo, complemente sua limpeza de pele utilizando uma loção hidroalcoólica adstringente, uma arma indispensável e eficaz contra a oleosidade excessiva.

Procure adstringentes que contenham ácido salicílico, um ativo de extrema eficiência, que abre os poros e controla a oleosidade, ajudando ainda a prevenir espinhas e cravos.

A utilização é simples e rápida: aplique a loção em um disco ou pedaço de algodão, passando-o em todo o rosto de forma firme mas sem força excessiva para não irritar.

Mesmo tendo limpado a pele previamente com sabonete, o algodão pode sair escuro pois a loção adstringente remove sujeira, poluição e gordura depositados no fundo dos poros.

3° passo: Esfoliação Facial

Pessoas de pele oleosa e mista, com cravos e imperfeições, sentem a constante necessidade de refinar a pele. A esfoliação serve muito bem a este propósito, além de tornar a pele mais receptiva a outros produtos, permitindo que seus princípios ativos benéficos penetrem mais profundamente. O resultado será uma pele brilhante e viçosa.

Procure por esfoliantes faciais que contenham microesferas de polietileno. Essas minúsculas bolinhas esfoliam sem machucar. Atenção: cuidado com os tais esfoliantes caseiros. Esfoliantes feitos com cristais imperfeitos, como o açúcar por exemplo, vão danificar a pele ao invés de esfoliá-la de forma correta!

Se o produto contiver um ativo calmante é ainda melhor. Um exemplo é a alantoína, que também ajuda a promover a renovação celular.

Para usar, basta aplicar uma quantidade nos dedos pouco maior àquela que você aplica para passar um hidratante. Passe no rosto com movimentos circulares, massageando e aplicando uma leve pressão, começando pela região central do rosto. Sinta as partes mais ásperas e vá removendo as impurezas.

Se a pele for muito oleosa, expanda a esfoliação para as laterais do rosto sem medo para que os cuidados com a pele oleosa estejam impecáveis.

4° passo: Regulando a oleosidade e revitalizando a pele

Esse é o passo preferido de muitas pessoas com pele oleosa. Sem dúvida é o passo mais especial nos cuidados com a pele oleosa, mas de nada adianta realizá-lo sem que os passos anteriores sejam realizados, ok?

A noite é mágica para usar substâncias capazes de refinar os poros, diminuir a oleosidade e revitalizar a pele. É a hora de aplicar um creme ou sérum facial contendo Vitamina C.

Lembre-se que o produto e questão deve conter ácido ascórbico (ascorbic acid em inglês), que é o nome científico da verdadeira Vitamina C). Para saber como escolher sua cosmético com  Vitamina C, leia o post Vitamina C para a pele, que fala sobre isso na íntegra.

Além de regular a oleosidade e refinar os poros, um bom sérum com Vitamina C ajuda a combater a acne e outras imperfeições, além de ser um poderoso anti-envelhecimento (anti-aging).

Para usar, basta passar um pouco nos dedos e aplicar no rosto, inclusive nas regiões sensíveis perto dos olhos.

A pele oleosa e mista também pode (e deve) ser hidrata. Os hidratantes especiais para pele oleosa, ao invés de engordurarem a pele, podem contribuir para a sua normalização especialmente se forem finos, em gel, sérum ou loção oil free, contendo filtro solar para o dia a dia, ácidos de frutas, alfa hidroxiácidos, Vitamina C e anti-radicais livres.

O que esperar dos cuidados com a pele oleosa?

Você limpou bem a sua pele com um sabonete especial para pele oleosa, passou uma loção adstringente, hidratou, aplicou um bom esfoliante e um bom sérum de Vitamina C. Quais serão os resultados?

Uma pele mais lisinha e renovada, de aspecto mais homogêneo e refinado. Poros mais fechados e portanto mais discretos e a oleosidade controlada. O excesso de brilho decorrente da oleosidade será substituído por uma aparência mais jovial e sequinha. Algumas imperfeições como os cravos, tenderão a desaparecer ou se tornar bem menos frequentes. Com estes cuidados com a pele oleosa aproveite melhor o seu dia, sem enlouquecer constantemente por causa da aparência e lembre-se que os cuidados que você tomou devem ser regulares e permanentes.


 

Escrito por Blog Ligia Kogos

    2 Comentários

  1. Flávia 3 de Abril de 2018 at 15:25 Responder

    Gostei muito desse artigo. Tomarei os cuidados e seguirei as dicas! Amo os produtos Ligia Kogos! Abração!

    • Blog Ligia Kogos 4 de Abril de 2018 at 14:42 Responder

      Flávia, que bom que gostou!!
      Ficamos felizes com a sua mensagem <3
      Beijos

Envie um comentário