drenagem linfatica

A drenagem linfática é uma modalidade de massagem cujo objetivo principal é a redução do edema (inchaço). Suas manobras facilitam a drenagem de líquidos que extravasam os vasos linfáticos (linfa) e ficam acumulados nos tecidos. Suas manobras tradicionalmente são suaves, lentas e seguem o trajeto do sistema linfático.

É útil em toda a alteração que envolva retenção de líquido e tendência a edema, como celulite, período pós-operatório de cirurgias plásticas, corporais e faciais, pós-mastectomia para reduzir o inchaço dos braços, varizes, obesidade, tensão pré-menstrual, período pós-parto, alterações hormonais e gordura localizada. Parece também favorecer a diurese e a eliminação de toxinas. Geralmente os resultados começam a aparecer à partir da terceira sessão.

Agora que demos uma introdução ao tema, preparamos uma pequena lista com as perguntas frequentes sobre drenagem linfática para que não restem dúvidas sobre essa poderosa ferramenta, confira:

O que é Linfa?

Linfa é o nome que se dá ao fluido que circula nos vasos linfáticos, constituído por água, ureia, células do tipo linfócitos (imunidade), sais e proteínas. Os vasos sanguíneos liberam sangue entre os tecidos, “regando-os”, oxigenando-os e alimentando-os. Os vasos linfáticos sugam de volta parte desse líquido excedente, já com resíduos metabólicos, toxinas que o organismo desprezou e eliminou. Este líquido, chamado linfa, é o fluxo que sobra, depois que os tecidos foram “lavados” e alimentados pelo sangue. A perfeita drenagem desses líquidos, que circula no sistema linfático como linfa, impede edemas (inchaço) e retenção excessiva, além de ter função de defesa imunológica. A drenagem linfática facilita esse processo, acelerando-o.

Pode ocorrer hematomas?

Tradicionalmente, a drenagem linfática teria efeito relaxante e agradável, proporcionando até certo torpor, sendo suave e ritmada. Sabe-se que facilita a dissolução dos nódulos de celulite e gordura localizada. Nos últimos anos aliou-se os benefícios de drenagem de líquidos à manipulação do tecido adiposo (gordura), o que temos atualmente sob o conceito de Drenagem Linfática, na realidade, é uma massagem que atinge estes dois alvos – o linfático e o gorduroso. Enquanto o primeiro requer apenas manobras suaves, o segundo exige certa energia e pressão mais forte para ser bem efetivo. É a Drenagem Linfática-Adiposa.

Pode doer um pouco e deixar alguns hematomas, se a finalidade está focada na gordura e celulite, graças à manipulação do tecido adiposo, com manobras mais firmes e enérgicas.

Como a drenagem agiria na celulite?

Sendo a celulite formada por gordura, líquido acumulado e traves de tecido conjuntivo que aprisiona os nódulos de gordura, a manipulação da gordura e das traves fibrosas. Favorece sua dissolução e metabolização, aumenta a chegada de sangue no local, aumentam as trocas metabólicas e a velocidade de todos esses processos aumenta. A retenção de líquido que há na celulite diminui com a drenagem linfática (a finalidade clássica da DL).

E na gordura localizada?

A manipulação vigorosa da gordura provoca vasodilatação, aumenta a velocidade de metabolização, tendendo à suavização de contornos irregulares, à redistribuição harmônica da gordura. Ainda mais se aliado à dieta, o metabolismo pode se acentuar nos locais que estão sendo massageados com energia.

E nos casos de flacidez?

A vasodilatação que decorre da simples manipulação favorece a revitalização da derme, com incremento da formação e reorganização de colágeno, conferindo mais firmeza à pele. Já no tônus musculatura o efeito é discutível. Teria sim ação repousante, corrigindo tensões, espasmos e contraturas.

Qual a drenagem mais efetiva? A manual ou a mecânica?

A drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva e mais personalizada, atendendo às necessidades específicas do paciente levando em conta suas particularidades e prioridades. Porém, com o aumento da demanda e escassez de tempo, cada vez mais surgem equipamentos que visam atingir grande número de pessoas num tempo otimizado e num esquema mais prático.

É imprescindível o uso de cremes para massagem?

A principal finalidade do creme é facilitar o deslizamento das mãos da massagista. Claro que os princípios ativos que possam aumentar a queima de gordura, hidratar, ativar o metabolismo e diminuir a retenção de líquidos são bem-vindos, especialmente nos minutos finais da massagem, deixando o creme permanecer por algum tempo após o término da sessão.

Alguns desses princípios ativos são: thiomucase, cafeína, remoduline, triac, oxandrolona, ureia, iodeto de potássio e mentol.

drenagem linfática creme anti celulite

Qual o tipo de físico que mais se beneficia com a drenagem linfática?

Os resultados quanto à celulite e gordura são os mais nítidos nas mulheres, de tipo físico curvilíneo, típico de brasileira que constitucionalmente retém líquido e acumula gordura em torno dos quadris coxas, com pernas mais grossas e braços roliços. Essas mulheres tendem a oscilar a retenção de acordo com a fase menstrual, notando muita diferença de acordo com o que ingeriram na véspera (sal, carboidratos).

Já as pessoas com edemas pós-cirúrgicos,  pós-traumáticos e por má circulação podem ver resultados mais rápidos da drenagem linfática em relação à melhora do inchaço, do que as que tem a gordura e celulite como preocupações principais.

Agora que você já sabe tudo sobre drenagem linfática, que tal ficar por dentro desses outros assuntos relacionados:


Para mais dicas de saúde e beleza como essas, acesse nossa página no FACEBOOK e fique por dentro das novidades que postamos por lá!

Escrito por Blog Ligia Kogos

Envie um comentário