esfoliacao-corporal

Muitas pessoas ainda não reconhecem ou simplesmente não conhecem a importância da esfoliação corporal. Há fases em que sentimos nossa pele do corpo áspera, com áreas que se assemelha a um ralador ao tato, com bolinhas na superfície. Especialmente nos braços e nas pernas, joelhos, cotovelos e calcanhares parecem tão secos, prestes a rachar. As costas dão a sensação de estarem com pequenas espinhas, ao passarmos a mão por sobre os ombros, ainda que não se veja nada. Os hidratantes parecem não estar penetrando.

No espelho a pele do rosto parece se vida, sem nenhuma luminosidade, com poros abertos e até cravinhos no nariz e no queixo. Atenção! Este talvez seja um bom momento para uma boa e reconfortante esfoliação!

O que é a Esfoliação Corporal?

A esfoliação é geralmente provida através de cosméticos esfoliantes físicos, produtos que contém pequeninos e delicados grãos ou partículas que devem ser redondos, consistentes e sem arestas cortantes. Esses esfoliantes ao serem massageados contra a pele eliminam tudo o que está acumulado “a mais” sobre a superfície cutânea.

Dessa forma, com a esfoliação serão removidas células mortas, camadas mais grossas de queratina nos locais de atrito e pressão, cravos pretos e ainda serão descravados os pelos aprisionados sob a pele na virilha e pernas, além de pequenas espinhas.

Quais os benefícios da Esfoliação Corporal?

É imediata a constatação de maior refinamento, maciez, suavidade e limpeza da pele. Após alguns minutos, com a pele ainda rosada pela massagem e esfoliação, pode-se notar o brilho saudável da cútis lisa e purificada.

A pele previamente esfoliada, recebe hidratantes, autobronzeadores, filtros solares, produtos de tratamentos cosmético e maquilagens com grande receptibilidade, permitindo uma penetração mais profunda e homogênea desses produtos na pele, aumentando a eficácia dos ingredientes e dos efeitos desejados sem necessidade de aplicar várias camadas do cosmético em uso. Outro benefício direto é a melhor depilação. Seja com lâmina, cera ou aparelho elétrico, ela atingirá os melhores resultados com menos esforço.

Como Esfoliar a pele?

Esfoliação para o rosto

Para se esfoliar o rosto, a pele pede esfoliantes para o rosto com partículas abrasivas e pequenas, muito polidas, lisas, capazes de penetrar os poros do centro do rosto e retirar cravos, secreções e poluição ao mesmo tempo que deve refinar de modo extremamente gentil a região das maçãs, testa e queixo.

esfoliante facial

Para peles mistas e oleosas não é recomendado esfoliar o rosto mais do que uma vez por semana, enquanto que para pele normais ou secas deve esfoliar o rosto a cada quinze ou trinta dias, pois pode ocorrer irritação pelo excesso de atrito e remoção excessiva da camada superficial.

A pele das maçãs do rosto, laterais do queixo e sob os olhos merecem especial cuidado: uma esfoliação com pouca intensidade e pressão durante o procedimento.

Há que se tomar cuidado extra em casos de pele com crise de acne inflamada, com espinhas vermelhas e pontos de pus e não convenientemente tratada, pois a abrasão pode agravar o problema.

Esfoliação Corporal

A esfoliação corporal se procederá de acordo com a necessidade individual, com mais liberdade. Desta forma, braços com asperezas e costas apresentando acne podem ser esfoliados na frequência desejada.

Também não costuma ultrapassar a frequência de uma aplicação por semana. Por outro lado, esfoliar o corpo uma vez por mês é periodicidade bem adequada já que se amolda à maioria das pessoas.

A esfoliação corporal pode ser feita por meio de grãos um pouco maiores, de superfície mais rugosa, para que, com maior abrangência, o esfoliante possa agir rapidamente em grandes extensões da pele e regiões mais grosas que sofrem atrito, pressão e agentes irritantes diversos.

Os esfoliantes corporais podem se apresentar sob variadas formas, tais como sabonetes em barra, sabonetes em gel ou pasta, cremes ou mousses. Todos têm como característica a presença desses grânulos, como esferas de polietileno por exemplo, que terão sua ação iniciada assim que se promova a massagem sobre a pele.

esfoliante corporal

Alguns cuidados especiais na esfoliação corporal

Não se deve submeter a pele a nenhum tipo de esfoliante físico se estiver havendo descamação por uso de ácidos, queimaduras solares, frio intenso ou ainda por eczemas alérgicos.

Depilações com cera quente ou tria, ou linha, logo após esfoliação podem provocar irritação em áreas de pele mais fina.

Qual o melhor momento para esfoliar a pele?

A esfoliação pode ser agradável e relaxante quando se aplica num momento de calma e quando há tempo suficiente, como no banho por exemplo. Neste caso, a água quente no corpo facilita a ação dos esfoliantes e, ao terminar a aplicação, retira-se o esfoliante com água. Após secar-se com toalha é muito útil e adequado usar hidratantes, preferencialmente à base de ureia, aproveitando-se da ação mais profunda que terá. Já a esfoliação para o rosto pode ser feita de maneira rápida e prática, em frente à pia, mirando-se no espelho para uma maior precisão.

O importante é que se mantenha a regularidade na aplicação, conforme as dicas acima, para um eficaz cuidado com a beleza do corpo. Somente experimentando essa etapa de esfoliação corporal poderá se ter a perfeita noção da importância desse procedimento para os cuidados e tratamentos cosméticos de beleza do dia-a-dia. Comece hoje mesmo sua rotina de esfoliação com um esfoliante para o rosto e um para o corpo!

Se quiser saber mais, leia também a matéria Poros Dilatados, onde damos ótimas dicas para cuidar dos poros do rosto e impedir o aparecimento de acne!


Para ficar por dentro de mais novidades como essa sobre o mundo da saúde e da beleza, curta nossa página no Facebook! Dicas diversas sobre tratamentos e cuidados diários você encontra lá!

Escrito por Blog Ligia Kogos

Envie um comentário