maquiagem-bem-feita

Não há quem não se sinta mais bonita com o realce que os mágicos tubinhos e potinhos nos dão. Sem contar que a maquiagem pode agir como proteção da pele, resguardando-a do ressecamento, causado pelo ar condicionado, vento, poluição, ajudando também a minimizar os danos solares.


Atualmente as linhas cosméticas oferecem ampla gama de alternativas, produtos livres de óleo, bases hidratantes
para peles secas, rímel com fortalecedores de cílios e batons com filtro solar e umectantes.

É também um ótimo truque para as mulheres que tem certa compulsão para mexer meio que inconscientemente na própria pele, escoriando, machucando, fazendo-a ficar cheia de manchas e marcas, pois funciona como um lembrete, além de se desfazer e sujar as mãos de quem for se auto-manipular.

Para aproveitar ao máximo o belo efeito que bases, pós, blushes, sombras e rímel podem dar ao seu rosto, capriche na preparação e na limpeza.

1. Limpeza e Correção

O ideal é antes de tudo limpar o rosto com algodão embebido em adstringente ou tônico líquidos. Isso manterá os poros fechados, o que irá segurar a maquiagem por horas. Passe depois uma camada bem fina de hidratante. Se tiver pele oleosa, poderá dispensa-lo especialmente à noite. Corrija olheiras, manchas e espinhas com corretivo claro, que elimina o aspecto cansado e dá luminosidade à face.

2. A Base

Espalhe a base por cima fixando-a com pó solto translúcido, que é um dos grandes segredos da duração e homogeneidade do trabalho. Aplique um certo excesso de pó com pincel no alto das maçãs no contorno dos olhos, pois se você borrar o rímel ou a sombra, fica fácil no fim da maquiagem “varrer” o excesso de pó com as sujeirinhas que caírem nessa região deixando a maquiagem perfeita.

Se quiser um efeito mais luminoso e brilhante à noite, você pode usar pó iridescente no alto das maçãs, nas olheiras, canto dos olhos, queixo e uma linha vertical no dorso do nariz, fica parecendo uma modelo! Aplique blush nos pontos estratégicos. Se quiser um aspecto bem natural mas chic, experimente um pó bronzeado logo abaixo das maçãs. Este truque afina rostos mais cheinhos. O mesmo pó bronze serve para ser aplicado nas asas laterais do nariz e abaixo da ponta para deixar o narizinho menor e mais arrebitado.

3. Boca e Lábios

Contorne os lábios, se quiser aumentá-los levemente, com lápis da cor do batom ou levemente mais escuro, apenas na parte central da boca (como faz a Angelina Jolie), passe batom ou gloss, de longa duração para não deixar marcas nas xícaras, nem em ninguém.

4. Olhos, cílios e sobrancelhas

Penteie as sobrancelhas com rímel incolor para mantê-las em ordem o dia inteiro, se necessário corrija as falhas com lápis ou sombra esfumando bem. A sombra nas pálpebras superiores ajuda a fixar rímel, lápis e delineador, pois mantém a pálpebra mais seca. Aplique rímel nos cílios, em várias camadas para um efeito mais teatral ou um pouquinho só se preferir uma ar natural e esportivo. Lembre-se que o rímel à prova d’água evita o aspecto borrado no fim do dia, apenas necessita mais capricho ao ser retirado.

5. Sofisticação

Se quiser sofisticar mais, use delineador rente aos cílios superiores e esfume a extremidade do traço com sobra cinza ou marrom, aplicada com pincel bem fininho. Sombra ou pó bronze na linha de reentrância da pálpebra superior, avançando um pouco em direção ao alto, serve bem para disfarçar pálpebras caídas ou inchadas.

6. Ao final do dia…

Só não esqueça de limpar bem o rosto antes de dormir, isto é essencial! Para retirar produtos à prova d’água dos olhos, o que resolve mesmo são demaquilantes oleosos aplicados com algodão, retirando depois os resíduos com sabonete ou leites de limpeza, sem dispensar tônico ou adstringente líquidos que deixam a pele completamente livre.

Caso você tenha a pele oleosa e sente necessidade de um cuidado específico antes de se maquiar, então confira mais  essas dicas de cuidados essenciais para a pele oleosa!

Maquiagem Bem Feita

Escrito por Dra. Ligia Kogos


Gostou? Siga nossa fanpage no Facebook que traz dicas de saúde e beleza diariamente.

Escrito por Blog Ligia Kogos

Envie um comentário