poros dilatados

Os poros dilatados são aqueles poros que insistem em se manter visíveis, dilatados, prejudicando o aspecto final refinado da face. Um rosto que está sempre precisando de um lenço de papel, uma lavadinha para refrescar, um retoque do pó compacto, pode ser candidato ao aparecimento de poros sempre visíveis demais. Por que se formam? Como acabar com poros dilatados? Confira à seguir.

Por que se formam os poros dilatados?

Os poros dilatados ocorrem precisamente por que as glândulas sebáceas existentes no fundo desses poros trabalham demais e tornam-se grandes, hipertróficas, obrigando as minúsculas aberturas da pele para o meio exterior a se manterem constantemente abertas para dar vasão à secreção sebácea.

Ocorre também o exasperante fato de que se, ano após ano, os poros se mantém exageradamente dilatados pela presença da secreção gordurosa, chegará uma fase da vida, geralmente após os 35 anos, em que mesmo já sem a produção sebácea aumentada, de tanto permanecerem abertos, esses pequenos orifícios perpetuam-se em diâmetros maiores, como se fossem pequenas cicatrizes, remanescentes de um passado oleoso, ainda que a pele possa estar ressecada no momento presente.

A região central do rosto (testa, nariz, parte central das bochechas e queixo) é mais vulnerável ao aparecimento de poros dilatados, pois nessa região as glândulas sebáceas são tradicionalmente mais ativas e maiores, especialmente nas peles oleosas e mistas.

Poros dilatados em peles oleosas e mistas

Estas qualidades de pele (oleosas e mistas) produzem mais quantidade de secreção sebácea, à partir da adolescência, quando receptores genéticos sensíveis aos hormônios sexuais começam a estimular a atividade e o crescimento destas glândulas, que derramam seu produto na superfície da pele, através da abertura dos poros, estes pequenos “canais” que transportam o sebo para fora.

Poros dilatados em peles maduras

Quanto mais madura a pele, maior a tendência a estes orifícios mostrarem-se indefinidamente dilatados. As glândulas sebáceas tendem a crescer com o passar do tempo, especialmente no nariz, onde a dilatação dos poros alcança sua maior expressão.

Como prevenir a formação de poros dilatados?

1 – Limpeza diária

A limpeza diária bem feita, de manhã e a noite é muito importante, para eliminar o aspecto abatido, poros abertos, bolinhas de gordura e até espinhas. Use os demaquilantes em leite ou óleo adequados para retirar a base e a difícil maquilagem dos olhos e, em seguida, lave com sabonete mais forte, líquido ou em barra, especiais para pele oleosa ou mista, mesmo se sua pele estiver com sensação seca.

Atenção: esqueça os sabonetes fraquinhos, neutros, do tipo hidratante ou suave, para bebês. O ideal é usar sabonete forte e eficiente que limpe em profundidade. Escolha os que são à base de ácido salicílico, piroctone olamina ou derivados de enxofre. Em seguida, passe para o passo seguinte: o adstringente!

2 – Complemente a limpeza com adstringente

Arma indispensável e poderosa contra a dilatação dos poros, acúmulo de cravos: não tenha medo das loções hidroalcoólicas. Use adstringentes à base de ácido salicílico, sulfacetamida, enxofre, alfa hidroxiácidos (AHA).

Passe firmemente com algodão em todo o rosto, de manhã e a noite, logo após o sabonete. O algodão sai até escuro, pois os adstringentes removem a sujeira, poluição e gordura depositados no fundo dos poros.

3 – Hidratação levíssima, mas que protege

Os hidratantes especiais para pele oleosa ou mista, ao invés de engordurarem a pele, podem contribuir para sua normalização, especialmente se forem finos, em gel, sérum ou loção oil free, contendo filtro solar para o dia-a-dia (FPS 6 a 15), ácidos de frutas, alfa hidroxiácidos, vitamina C e anti-radicais livres. Se a pele for seca, hidratantes mais encorpados e reconfortantes à base de glycans, silicones, ceramidas, palmitato de retinol, poderão ser usados já que a limpeza foi profunda.

4 – Maquilagem que realça e não borra

Se você gosta de maquilagem, use à vontade, pois ajuda a proteger a pele e sempre dá um realce especial. Escolha os produtos certos: base líquida oil free, corretivo para olheiras seco (em bastão) e pós facial solto ou compacto, na cor translúcida (indispensável para fixar a maquilagem). Blush e sombras sempre em pó (nunca em cremes) cuidado com os lápis de olho, pois derretem e borram!

Prefira os delinear ou sombras em pó marrom ou cinza escuro aplicadas com pincel fininho levemente umedecido, como se fosse um delineador. Rímel deve ser a prova d’água para que permaneça o dia todo, sem borrar. Batons de acabamento seco (matte) são perfeitos, mas se quiser pode usar brilhos também.

5 – Tratamento noturno para refinar a pele

A noite é mágica para usar substância capazes de refinar os poros, eliminar acúmulo de queratina e secreções de dentro deles, diminuir a oleosidade e revitalizar, transformando sua pele em seda refinada. Após a limpeza e o adstringente, escolha entre as duas vedetes para pele oleosa: ácido glicólico ou vitamina C. Gel ou creme leve de ácido glicólico, pode ser usado em dias alternados com séruns potentes de Vitamina C, que agem em todo o rosto e também na delicada área dos olhos.

Para um acompanhamento médico

Se optar por acompanhamento com dermatologista, você poderá usar fórmulas de ácido retinoico uma semana por mês, descamando suavemente e assim refinando sensivelmente os poros.

Além disso, sempre se poderá pensar na possibilidade de usar o medicamento via oral isotretinoína que faz enorme diferença na pele oleosa e mista, tornando-a praticamente normal. É um excelente tratamento para os poros dilatados, cravos e espinhas, mas deve ser feito sob estrito controle médico dermatológico.

Peelings especiais de ácidos suaves, como o ácido retinoico, em concentrações maiores aplicados nas clínicas dermatológicas periodicamente (cada 1 ou 2 meses) é método simples e eficiente para fechar os poros e dar aspecto aveludado.

Laser Starlux 1540 também vem sendo usado como arma no fechamento dos poros, especialmente nos casos em que já houve normalização da oleosidade da pele, mas os poros “cicatriciais” permanecem.

Vamos retomar?

Os 5 passos para acabar com poros dilatados no seu dia-a-dia:

  1. limpeza diária bem feita e completa;
  2. seguida da aplicação de um bom adstringente;
  3. Hidratação leve para proteger;
  4. Maquiagem com produtos escolhidos criteriosamente;
  5. Ao final do dia, produtos eficazes para um refinamento da pele do rosto.

Se preferir, considere também um acompanhamento de um dermatologista para um tratamento ainda mais delicado.


Para saber de mais dicas como essa, curta nossa página no Facebook! Dicas e posts de saúde e beleza toda a semana para você!

Escrito por Blog Ligia Kogos

    4 Comentários

  1. Amanda L. Almeida 31 de maio de 2017 at 14:14 Responder

    Amei todas as dicas, Ligia kogos super confiante e profissional seriíssima!!!

    • Ligia Kogos 1 de junho de 2017 at 15:08 Responder

      Amanda, que bom que gostou!
      Para mais dicas, acompanhe todas as nossas dicas em nossa página no Facebook 😉
      Clique aqui: https://goo.gl/mR0QGn

  2. Denise Rossettini 29 de junho de 2017 at 12:58 Responder

    Dra.Ligia adorei os comentários. Tenho 46 anos e agora estou me preocupando de verdade com a pele. Mais vou seguir suas recomendações. E agradeço demais por essa oportunidade.

Envie um comentário