rugas

As rugas são pregas e vincos na pele que resultam da perda de elasticidade por distintas causas. Com o passar do tempo, a pele, ao contrair-se, não volta a posição de repouso, guardando resquícios das marcas de contração; ou sulca-se em decorrência da ação da gravidade.

Podem ser linhas finas ou mais profundas, e aparecem especialmente no rosto, em torno dos olhos, boca e queixo. Quanto mais rugas e quanto mais profundas elas forem, mais a pele perde seu aspecto liso e fresco, o que lhe confere uma aparência envelhecida.

Como se originam as rugas?

As rugas aparecem em nossa pele decorrentes do desgaste natural cronológico, do dano imposto pelo Sol, ambiente, fumo, estresse físico e psicológico e alterações hormonais. Aos 25 anos de idade já podem ser visíveis as primeiras linhas, nas pálpebras inferiores e laterais dos olhos, ao sorrir.

Formam-se pela degradação progressiva do colágeno da derme. E peles mais mais claras, por serem mais vulneráveis à radiação ultravioleta, são mais propensas às rugas finas. Com a perda do teor de colágeno e desorganização destas fibras (colágeno e elásticas), a pele se torna menos hidratada, mais seca, já que o colágeno é responsável pela manutenção da água nas camadas mais profundas. Ao mesmo tempo, esta mudança na estrutura colágena determina menor elasticidade; a pele começa a ter dificuldade de retornar ao estado natural após contrair-se. Nos locais de maior contração muscular devido à expressão facial, as linhas finas aparecem antes (como na lateral dos olhos e em volta da boca).

Rugas nas diferentes partes do rosto

Podem ser mais profundas ou superficiais, ou estar localizadas nos locais típicos de contração pelo sorriso ou mímica da fala, mas fazem parte do mesmo processo. Apenas as pessoas se referem a tais marcas de maneira distinta.

Onde há maior força de contração pelas expressões, formam-se linhas de expressão características decorrentes da perda da elasticidade crescente. Assim, laterais dos olhos e contorno dos lábios são locais preferenciais.

Onde há grande incidência de radiação solar, como nas laterais das bochechas e colo, a degeneração colágena causada pelo ultravioleta, imprime finas rugas nas laterais do rosto e no colo, por volta dos 45 anos.

Com menor teor de colágeno e degradação do colágeno remanescente, que resultou do tempo, da radiação, da perda hormonal, etc, o grau de hidratação da pele nas camadas dérmicas diminui, traduzindo-se em pele com aspecto mais seco e sem vitalidade. Assim, a desidratação cutânea, da mesma forma que as rugas, resultado da perda colágena, contribui para agravar as linhas.

Como prevenir o aparecimento das rugas

Hábitos e estilo de vida saudável auxiliam na prevenção das linhas de expressão. Uma vida sem fumo ou excesso de bebida alcoólica, alimentação adequada (evitando o excesso de carboidratos), controle das doenças, exposição ao Sol com a devida proteção, evitar o estresse e dormir suficientemente favorecem o frescor e juventude da pele.

O uso de filtro solar regularmente desde a juventude é a principal medida preventiva, assim como uso de chapéus e bonés em ambientes externos.

Como acabar com as linhas de expressão mais finas?

Cremes hidratantes com alto poder de retenção de água em camadas mais profundas e contendo ativos estimuladores de colágeno tem função relevante, como a ureia e o Ácido lático.

Ácido glicólico e outros alfahidroxiacidos, como os ácidos de frutas, também são eficientes, dando luminosidade, viço, refinamento e estimulando a produção de colágeno. A Vitamina C, Ácido Ascórbico, estimula a formação de novo colágeno e confere mais resistência à radiação ambiental.

Estimuladores de colágeno como glycans, hidroxiprolisilane, lipossomas de colágeno, ácido retinoico e estradiol, estes dois últimos somente sob prescrição médica.

CLIQUE AQUI e conheça o SERUM FACIAL ANTI-IDADE com VITAMINA C e HIDROXIPROLISILANE.

Cremes com hormônios da classe dos estrógenos (feminino) são muito efetivos após os 40 anos de idade.

Alguns procedimentos especiais:

  • Peelings;
  • Toxina Botulítica;
  • Lasers ou Starlux;
  • Luz intensa pulsada;
  • Fotobiomodulação;
  • Terapia fotodinâmica;
  • Preenchimentos com ácido hialurônico.

Para saber de mais dicas e novidades do mundo da beleza e saúde, CURTA nossa página do Facebook para receber novidades diárias!

Escrito por Ligia Kogos

Envie um comentário