tratamento para celulite

Um dos problemas mais recorrentes à população feminina, a celulite pode ter sua aparição prevenida e hoje já existe tratamento para celulite capaz de amenizar e até resolver definitivamente o problema, confira ao longo deste artigo algumas dessas precisas dicas:

O que é a Celulite?

Um dos problemas que mais aflige as mulheres acima de 15 anos de idade é a celulite. Estas alterações tipicamente femininas, já que estão intimamente ligadas à produção do estrógeno.

Herói e vilão, esse hormônio feminino é responsável pelo corpo curvilíneo das mulheres, distribuindo a gordura de forma estratégica para atrair o sexo oposto. Por outro lado, ele também é culpado pela retenção de líquido e pela formação de verdadeiras traves que aprisionam a gordura em torno dos quadris e coxas, configurando assim a temível celulite.

E é justamente o corpo mais feminino, curvilíneo, com cintura fina, coxas generosas e quadris cheios, ou seja, aquele que mais atrai olhares masculinos desde os primórdios da nossa espécie, o mais propenso aos dissabores da celulite. As brasileiras, portanto, pagam o preço por seu “corpo de violão”.

Os graus de celulite são assim classificados:

Grau I: Alterações muito leves, quase imperceptíveis sem que apalpemos a região;

Grau II: Alterações leves de relevo cutâneo que aparecem com a compressão da pele ou contração muscular;

Grau III: Alterações de relevo, aspecto acolchoado ou de casca de laranja, nódulos palpáveis e retraídos;

Grau IV: Todas as características anteriores somadas à presença de grandes ondulações com nódulos palpáveis, visíveis, doloridos, aderidos à profundidade e retraídos.

Tratamento para Celulite: o que há no Brasil para resolver o problema?

Confira abaixo como acabar com a celulite:

  1. 1. Cremes para Celulite – Os cremes contribuem muito se contiverem ativos que ajam nas 3 grandes frentes de combate contra celulite: reduzir a gordura, drenar líquidos acumulados e dissolver as traves de tecido fibroso que aprisionam a gordura e os líquidos, repuxando a pele. Tais produtos agem, portanto, bloqueando a tendência natural de deposição de gordura nas coxas e quadris, impedindo a formação de traves e de retenção de líquido e tonificando a circulação local. Aumentando a circulação e metabolismo locais, propicia a queima de gordura, maior oxigenação e eliminação de metabólitos. Estes ativos combinados podem propiciar resultados após 90 dias de uso, especialmente se combinados à alimentação e exercícios físicos. A aplicação do creme para celulite pode ser feita pela própria paciente, diariamente, com massagens circulares de 2 minutos de duração. Esse pode ser considerado um tratamento para celulite mais natural.
  2. Intradermoterapia – Coquetéis de substâncias semelhantes às encontradas nos cremes de celulite são injetados no tecido gorduroso com a finalidade de queimar gordura, drenar líquidos retidos, diminuir traves de tecido conjuntivo e dissolver os nódulos. Há coquetéis específicos para cada caso. As sessões são realizadas de 1 a 2 vezes por semana por pelo menos 8 semanas. Dentre as substâncias usadas estão alcaxantina, desoxicolato de sódio, aminofilina, gynkgo biloba e pentoxifilina. É um equipamento sofisticado que emite ondas de radiofrequência, aquecendo intensamente os tecidos subcutâneos sem queimar a pele. O calor “cozinha” a celulite, quebra a gordura e promove grande produção de colágeno, dissolvendo nódulos e homogeneizando as camadas de tecido, deixando coxas e nádegas bem mais lisinhas e firmes. Os resultados já aparecem com 5 sessões, espaçadas de 8 dias em média. A pele não fica marcada e não há necessidade de interrupção de nenhuma atividade, podendo ser feita inclusive no verão.
  3. Subcision – Método criado no Brasil, muito eficiente para romper as traves de tecido conjuntivo que aprisiona os nódulos de tecido gorduroso, com excelente resultado. Uma agulha grossa semelhante a um bisturi pequeno é introduzida abaixo dos “furinhos” de celulite e o tecido subjacente é seccionado. É preciso, contudo, que a paciente esteja preparada para suportar os hematomas enormes, as áreas noduladas que persistem por meses e as manchas que se formam e demoram até 90 dias para desaparecer. É, contudo, um ótimo método para quando há poucas depressões (furinhos), pois assim é fácil suportar poucos hematomas e o resultado é objetivo. Pelo menos 2 sessões são necessárias.
  4. Preenchimento de Ácido Hilaurônico Denso (Ex: Macrolane) – O mais novo tratamento para celulite, com ótimos resultados e pouco invasivo, elimina as depressões (furinhos) da celulite através do preenchimento com um novo tipo de ácido hialurônico, muito denso e durável, com alto poder estimulador de colágeno. Os desníveis na área afetada desaparecem imediatamente. A pele é preparada com cremes anestésicos e o produto é injetado por meio de agulhas como em um preenchimento facial. Uma única seringa já proporciona ótimo resultado na maioria dos casos de celulite de grau I, II e III.

Prevenção da Celulite

Além de realizar um tratamento para celulite, é possível iniciar a prevenção da aparição da celulite hoje mesmo, confira:

Drenagem Linfática

Sendo a celulite formada por gordura, líquido retido e traves de tecido conjuntivo que aprisiona os nódulos de gordura, sua manipulação vigorosa através de drenagem linfática facilita a dissolução e metabolização destes elementos que a compõe. Além de sua finalidade clássica de diminuir a retenção de líquido, o procedimento aumenta a circulação local e a velocidade das trocas metabólicas, ajudando a combater a celulite.

Alimentação

Reduza a ingestão de carboidratos e os evite após as 18:00. Cuidado com as barrinhas de cereais, que são ricas em carboidratos. Refrigerantes, mesmo os diet light, contém sais que podem reter líquidos, evite-os também. Prefira água, limonada sem açúcar ou sucos naturais bem diluídos. Adote uma dieta rica em fibras naturais presentes nas frutas, verduras, cascas e bagaços das frutas.

Exercícios

Pratique exercícios regularmente. Musculação é excelente para acabar com a celulite. Queima calorias, melhora a circulação e consome gordura justaposta ao músculo. O resultado aparece em 2 ou 3 meses.

Outros Hábitos

Abandone o fumo e evite o álcool, dois grandes inimigos da pele. O cigarro diminui a circulação e consome colágeno, deixando a pele frouxa e flácida, o que evidencia ondulações do tecido gorduroso. O álcool é extremamente calórico e retém líquido.

Celulite é um problema muito comum no corpo das brasileiras, mas outro problema tão recorrente quanto este são as conhecidas e temidas estrias, que também fazem muitas mulheres deixarem de aproveitar o verão, escondendo mais seus esbeltos corpos. Veja também o que falamos sobre Tratamentos para Estrias e conheça as melhores formas de tratá-las!


Com bons hábitos e uma ajudinha da dermatologia, é possível melhorar bastante a beleza e saúde da sua pele e do corpo. Para saber de mais dicas e tratamentos como esses, curta nossa página no Facebook e receba todas as novidades que postaremos para você!

Summary
Tratamento para Celulite
Article Name
Tratamento para Celulite
Description
A celulite é um dos problemas mais comuns enfrentados pelas brasileiras. Este artigo vai ajudá-la a saber melhor o que é a celulite, como prevenir sua aparição e ainda quais os melhores tratamentos disponíveis no mercado.
Author
Publisher Name
BLOG LIGIA KOGOS
Publisher Logo
Escrito por Blog Ligia Kogos

    1 comentário

  1. Fernanda 4 de maio de 2017 at 16:56 Responder

    Show!
    Excelente dicas!
    Muito bom!

Envie um comentário